23 fevereiro 2015

A importância do Filtro Solar: Cuide-se bem Garota!

Olá meninas, nesse post vim falar sobre o Filtro Solar, que é algo muito importante e não pode deixar de ser usado, principalmente nesse verão, Sol intenso, quase a ponto de nos torrar! (rsrs).


O sol é o principal responsável pelo envelhecimento extrínseco da pele, que também é chamado de fotoenvelhecimento cutâneo. A pele envelhecida pelos fatores extrínsecos (excesso de sol, má alimentação, sedentarismo, etc) apresenta diversas variações na pele: pigmentação e no relevo, rugas finas e profundas, aspecto ressecado, etc.
A intensidade da exposição solar e a duração, bem como a cor da pele e sua capacidade de bronzear, são fatores determinantes no desenvolvimento do foto-envelhecimento. Os raios UV (ultravioleta) em excesso fazem mal à pele, provocam o envelhecimento e podem ser responsáveis até mesmo pelo câncer de pele. A radiação UV (ultravioleta) é a radiação eletromagnética. Os tipos de radiação solar são: UVA, UVB e UVC.


A radiação UVA provoca o bronzeamento tardio (dois a três dias após a exposição solar), que pode durar semanas ou meses. Ou seja, quando a pele fica bronzeada, significa que o raio UVA foi o responsável, pois atinge a derme, a camada mais profunda da pele. Este tipo de radiação está mais frequentemente relacionado ao foto-envelhecimento e pode causar câncer. Este raio também pode ultrapassar as nuvens, ou seja, mesmo em dias nublados pode atingir a pele. Sua incidência é praticamente a mesma no verão ou inverno. A radiação UVB deixa a pele queimada e vermelha, e atinge apenas a camada superficial da pele. Ajuda na fabricação de vitamina D, porém aumenta o risco de câncer. Seu horário é geralmente entre 10h e 16h. Os raios UVC são os mais perigosos (altamente penetrante e danoso à saúde), porém são filtrados na camada de ozônio antes de entrarem em contato com a superfície terrestre.
A exposição solar é importante para a pele, devido à síntese de vitamina D, porém deve ser feita moderadamente. O filtro solar é essencial para manter a pele saudável e jovem, e prevenir contra o câncer de pele.

O primeiro caso do uso de filtro solar no mundo aconteceu em 1928, nos EUA. No Brasil, o primeiro filtro solar foi comercializado pela Johnson & Johnson em 1984. Hoje em dia, encontramos o filtro solar em várias opções (gel, spray, creme), marcas e lugares. O filtro solar é essencial para prevenir as queimaduras da pele, porém não deve ser utilizado apenas nos dias quentes ou de praia, e sim em todas as estações do ano.
O objetivo do filtro solar é diminuir a quantidade de radiação UV (ultravioleta) que atinge a pele humana. O produto deve ser reaplicado ao longo do dia, a cada duas ou três horas. É sempre bom lembrar dos horários mais indicados para a exposição solar. O ideal é se expor antes das 10h e após as 16h.

A Escolha do Protetor Solar

Cada Pele exige um tipo de fator FPS filtro solar, peles mais morenas podem ser fator FPS 15, 20 e 30 e para peles mais claras ou mais sensíveis FPS 50, 60, para saber direitinho qual fator é o ideal pra sua pele consulte seu Dermatologista.


Bom, é isso garotas espero que tenham gostado desse post, não esqueçam de passar seu protetor solar hein, Cuide-se Bem Garota!

XOXO

Nenhum comentário :

Postar um comentário